sexta-feira, 19 de julho de 2013

° CULTURA E FOLCLORE CAXIENSE

° TAMBOR DE CRIOULA E DANÇA DO CACURIÁ DE CAXIAS – MARANHÃO


° Tambor de Crioula
Tambor de Crioula ou Punga é uma dança de origem africana praticada por descendestes de escravos africanos no Maranhão em louvor a São Benedito, um dos santos mais populares entre os negros. É uma dança alegre, marcada por muito movimento dos brincantes e muita descontração.

    Brincantes do Tambor de Crioula Tenda Santa Bárbara de Caxias-MA

          O visitante que vem à Caxias, também pode apreciar o som e as batidas contagiantes do Tambor de Crioula, que é uma dança típica do Maranhão.

  Apresentação do Tambor de Crioula Tenda Santa Bárbara de Caxias-MA

          Não existe um dia determinado para a dança, que pode ser apresentada, preferencialmente, ao ar livre, em qualquer época do ano. Atualmente o Tambor de Crioula é dançado com maior frequência no carnaval e durante as festas juninas.
          A dança não requer ensaios. As brincantes vestem saias rodadas com estampas de flores, colares, pulseiras e lenços coloridos na cabeça. Os homens trajam calça escura e camisa estampada.


 Roda do Tambor de Crioula da Tenda Santa Bárbara de Caxias-MA  apresentação no Museu da Balaiada.

Toda a marcação dos passos da dança é feita por um conjunto de tambores que os brincantes chamam de parelha. São três tambores nos tamanhos pequeno, médio e grande, feitos com troncos de mangues, pau d’arco, soró ou angelim. A cobertura do tambor é feita com couro de boi, veado, cavalo ou tamanduá. Depois da cobertura, é derramado um azeite doce no couro que fica exposto ao sol para enxugar e atingir o “ ponto de honra”, quando é considerado como pronto para o uso do instrumento; um par de matracas no corpo de tambor, auxilia na marcação do som.


Tambor de Crioula - dança típica do Maranhão


           O Tambor de Crioula é considerado Patrimônio Cultural Imaterial Brasileiro desde 2007, pois é uma forma de expressão afro-brasileira que envolve dança circular e percussão de tambores.
O seu reconhecimento como importante expressão cultural se deu a partir da década de 1960, fazendo com que os grupos começassem a ficar mais organizados.
          Hoje é necessário que os grupos de Tambor de Crioula tenham um registro jurídico e uma sede, que normalmente funciona na casa do “dono” do Tambor.

Tambor de Crioula do Povoado Soledade - interior de Caxias-MA

Na capital São Luís, conta com aproximadamente 80 grupos oficialmente cadastrados. Em 2004 a Lei Municipal nº 4.349, a data de 21 de Junho foi instituída o Dia do Tambor de Crioula.

          O canto se inicia com um solista que puxa palavras de improviso que se repetem por horas seguidas. A melodia é construída sobre as palavras pronunciadas com um sotaque todo próprio, cheio de regionalismos e termos antigos, às vezes fica difícil entender quem está de fora ou quem é de fora o que falam os vocalistas do grupo.
          Em Caxias existem 03 Grupos de Tambor de Crioula, que são: Tambor de Crioula da Tenda Santa Bárbara (dono Ivanilson), Tambor de Crioula de Vovô Guarê da Tenda São Jerônimo e o Tambor de Crioula do povoado de Soledade.

Apresentação do Tambor de Crioula - Povoado Soledade de Caxias-MA

          O Tambor de Crioula da Tenda Santa Bárbara está localizado na Rua do Fio – Bairro Cangalheiro e sempre está em atividade; o visitante que tiver curiosidade em conhecer, será bem recebido. No mês de Junho, dia 21 essa Tenda realiza um festejo onde grupos vindos de outras cidades, principalmente da cidade de Codó(MA) participam; é um festival de cores e sons.
         O Tambor de Crioula do Vovô Guarê da Tenda São Jerônimo está localizado no Bairro Refinaria em Caxias; as apresentações ocorrem toda semana na casa do dono do tambor.


° DANÇA DO CACURIÁ
          É outra dança típica do Estado do Maranhão, surgida como parte das festividades do Divino Espírito Santo, uma das tradições das Festas Juninas.

Grupo de Dança do Cacuriá do Centro da Juventude da Volta Redonda de Caxias-Maranhão.

          A dança é feita aos pares ou em formato de roda. As moças dançam com blusas geralmente curtas e saias rodadas, sempre adornadas por flores e fitas; na cabeça trazem um adorno bem colorido.  Já os rapazes costumam usar colete sem camisas, camisas de rendas e calças curtas. Dançam descalços. É uma dança altamente sensual que contagia o visitante. O visitante fica tão contagiado com o ritmo e a sensualidade da dança que quer participar da roda.


Casal de brincantes do Grupo de Cacuriá do Centro da Juventude da Volta Redonda de Caxias-MA

          O ritmo tem uma derivação da dança do Carimbó (PA), só que é um Carimbó Maranhense.    
                        Cacucirá do Centro da Juventude da Volta Redonda 


      No final da Festa do Divino Espírito Santo, após a chamada derrubada do mastro, as caxeiras (tocam caixas, tambores pequenos) do carimbó podem descansar. 

Jovens do Grupo de Cacuriá de Caxias - MA



É neste momento que elas passam à porção profana da festa, com o Cacuriá. A parte vocal é feita com versos improvisados respondidos por um coro de brincantes. Inicialmente o Cacuriá era praticado unicamente com caixas, mas aos poucos foram colocados outros instrumentos, como banjo, violão, clarinete e flauta.

Grupo de Dança do Cacuriá em Caxias-MA

          A representante mais conhecida do Cacuriá do Maranhão é Dona Teté do Cacuriá, uma percussionista maranhense muitas vezes creditada como uma das criadoras do ritmo,  que espalhou por todo o interior maranhense, inclusive aqui em Caxias. No mês de Junho, várias escolas, instituições, projetos e associações em Caxias, adotam o ritmo dançante de D. Teté e criam seu próprio grupo folclórico, baseado nas canções composta por ela.
 Cacuriá de D. Teté de São Luís - MA

Brincantes do Cacuriá de D. Teté de São Luís - MA

Apresentação do Cacuriá de d. Teté de São Luís - MA

Há um grupo permanente de dança do Cacuriá em Caxias,  formado pelos jovens do Centro da Juventude, Núcleo II, da Volta Redonda, criado em 2006 pela Secretaria Municipal de Assistência Social. Esse grupo  pode ser visto em várias apresentações folclóricas o ano inteiro, quando solicitado, como dança típica da cidade.

Cacuriá de D. Teté de São Luís - MA

O Cacuriá ou Cacuriá de D. Teté, embora já seja parte constituidora do folclore brasileiro, sua origem não remonta mais do que 41 anos atrás. D. Teté faleceu o ano passado (2012), mas sua família e seguidores do ritmo continuam a encantar o maranhense e o visitante em suas apresentações.
D. Teté criou a Dança do Cacuriá no Maranhão