quinta-feira, 10 de julho de 2014

Festas Juninas - Danças Típicas e Quadrilhas
 Caxias – Maranhão - 2014

            As Festas Juninas são na sua essência, multiculturais; embora sejam comemoradas nos quatro cantos do Brasil, na Região Nordeste as festas ganham uma grande expressão. O mês de Junho faz homenagens aos quatro santos católicos: São João, São Pedro, Santo Antônio e São Marçal.
               Quadrilha estilizada no Arraial Balaio de 
                 Sotaques - Ginásio de Esportes de Caxias

Em Caxias, os arraiais estão por todos os cantos da cidade, com apresentações folclóricas que agradam os visitantes. Alguns arraiais se destacam, como: O Balaio de Sotaques, que é organizado pelo SESC, o da Prefeitura Municipal  - Praça Panteon e o Arraial da Cidade – Av. Alexandre Costa; além de outros organizados por escolas, como: Colégio São José – realizado na Casa Atlanta Show – Av. Alexandre Costa.

                   Arraial Balaio de Sotaques 
                     Ginásio de Esportes 

Como é uma região onde a seca é um problema grave, os nordestinos aproveitam as festividades para agradecer as chuvas raras na região, que servem para manter a agricultura. Além de alegrar o povo da região, as festas representam um importante momento econômico, pois muitos turistas visitam cidades nordestinas para acompanharem os festejos. Embora a maioria dos visitantes seja brasileira, é cada vez mais comum encontrarmos turistas europeus, asiáticos e norte-americanos que chegam ao Brasil para acompanhar de perto estas festas.

                          Apresentação Bumba-Boi no
                          Arraial Balaio de Sotaques 

Componente do Bumba-Boi
no Arraial Balaio de Sotaques

Os festejos duram os exatos 30 dias de Junho, mas aqui no Maranhão, além do mês de junho, há o São João fora de época que começa no mês de Julho – “ Vale Festejar” – 05 a 27 de Julho – onde bumba-bois e grupos folclóricos mostram todo seu esplendor.

Apresentação Folclórica do Carimbó no Arraial do
Colégio São José
Uma das danças mais típicas da Região Nordeste são as quadrilhas que enchem os olhos dos visitantes de cores e alegria. O cansaço aqui não tem vez, é muita animação. 
Apresentação Folclórica no
Arraial do Colégio São José

                 Apresentação Folclórica Dança da
                 Fita - Projeto Social Resgate da Cidadania

Os rituais trazidos principalmente por portugueses, mas também por espanhóis, holandeses e franceses, deram origem a diversos tipos de celebrações nas diferentes regiões do país. A miscigenação étnica entre índios, africana e européia fez brotar no país uma série de belas expressões artísticas, como cantorias de viola e cordéis; emboladas de coco e cirandas; xote, xaxado e baião, sem falar nas quadrilhas e forrós.
Quadrilhas Estilizadas na Paraíba

Um dos grandes símbolos das festas juninas são as fogueiras, os balões, as bandeirinhas, comidas típicas, músicas e danças. Os padres jesuítas trouxeram a tradição de São João para o Nordeste brasileiro, e os índios que já adoravam dançar ao pé do fogo se adaptaram rapidamente.         


Quadrilhas Estilizadas em Caruaru

° História:
            As quadrilhas vieram para o Brasil com a família real portuguesa em 1808 e os padres jesuítas em 1530. Era uma dança de salão  nobre, surgida na França, com roupas pomposas, perucas, anáguas e tudo mais, que a moda francesa da época mandava. Chegando por aqui, não demorou muito para ir para as festas do povo, mas modificada, claro. A ginga dos escravos, misturada com a polca e com o forró, que surge depois de um tempo no Nordeste, deram uma cara toda brasileira à dança.
Apresentação Folclórica em Caruaru

          As quadrilhas acompanham a encenação do casamento do matuto, celebrado em meio à fogueira, fogos, noivo, noiva, pai da noiva, sacristão, juiz e delegado. Agitadas e cada vez mais coloridas, as quadrilhas se apresentam ao ar livre. Trata-se de uma dança de salão de origem francesa na qual,  casais bailam ao som da sanfona e outros instrumentos tradicionais.
                      Quadrilhas Estilizadas na Paraíba

Os participantes obedecem a um marcador, que usa palavras afrancesadas para indicar o movimento que devem fazer. O “balancê” – (balancer), “anarriês “ - ( en derrière ), “ anavantur” – ( en avant tout ), etc. A mistura do linguajar matuto com o francês deu origem ao “matutês”, com humor e sotaque do interior nordestino e  com as roupas, não podia ser diferente. Em vez de tecidos caros, de sapatos saltos plataformas e perucas, vieram os chapéus  por causa do sol e do trabalho no campo, a chita ( ou chitão ) tecido popular por essas bandas e também a sandália de couro. Os comprimentos dos vestidos subiram um pouco por causa do calor e as calças masculinas ganharam remendos; do tempo do francês, sobraram poucas palavras.

Quadrilha Estilizada no Arraial Balaio de 
Sotaques - no Ginásio de Esportes

As moças desfilam com vestidos rodados, estampados, coloridos e cheios de babados para exibir bastante volume. A maquiagem é exagerada, com bochechas rosadas e batom forte; o cabelo penteado com o tradicional rabo de cavalo, maria-chiquinha ou trançinhas. Os rapazes vestem-se com camisa xadrez, lenços coloridos no pescoço e calça comprida remendada com retalhos de panos coloridos e chapéus.
                     Apresentação Folclórica - Arraial Balaio 
                      de Sotaques - Ginásio de Esportes
As quadrilhas ficaram assim por muito tempo, até que surgissem as quadrilhas estilizadas, estimuladas pelo grande negócio em que as Festas de São João do Nordeste se tornaram, ganhando profissionalismo de escolas de samba no período do carnaval.
° Hoje:
            O moderno e o tradicional estão juntos quando o assunto é festejo junino. Um grande exemplo disso é a evolução das quadrilhas. Estilizadas mostram para o público a popular dança junina com passos mais coreografados, roupas com bastante brilho, alguns passos de hip-hop e até mesmo cenários.
Quadrilhas no Arraial Balaio de
Sotaques
No Nordeste a música que embala  as quadrilhas é o forró; Luís Gonzaga ajudou a imortalizar as tradições juninas em música e versos,mas outros artistas como Alceu Valença, Elba Ramalho, Zé Ramalho, forró elétrico, etc, aparecem nas trilhas sonoras das quadrilhas.
            Campina Grande na Paraíba festeja o São João mais aloprado, arretado e arrochado do mundo desde 1983 e disputa com Caruaru, em Pernambuco, o título de maior festa do gênero. As duas cidades gostam de mexer com a outra: Qual das duas é a maior? Qual é a melhor?, Etc.
                    Apresentação Quadrilha no Arraial
                     de Todos - Pça do Panteon
As chitas usadas anteriormente deram lugar aos tecidos nobres, bordados chiques, brilhos e plumas.
            Vestidos que custam verdadeiras fortunas e levam o ano inteiro para serem fabricados, uma verdadeira reinvenção da tradição, que mesmo sem os velhos “ anarriês”, continua sendo um brilho para os olhos e alegria para os corações nordestinos.


Quadrilhas Estilizadas

Em Caxias, não é diferente, aqui há inúmeros grupos de quadrilhas convencionais, danças típicas, bumba-bois, etc, e a “ Quadrilha Estilizada Sai de Baixo” que faz jus ao gingado de qualquer outra da Paraíba ou Caruaru.
            Criada em 1998, é uma das quadrilhas mais premiadas de Caxias; tem mais de 150 troféus, que eles exibem com orgulho. 

Símbolo da Quadrilha Sai de Baixo

Coleção de Troféus

A alegria e o colorido tomam conta dos jovens dançarinos, que são coreografados pelo jovem Rogério Lima, que a cada ano trabalha para inovar as coreografias e figurino a fim de ganharem os primeiros lugares entre os demais grupos.

Componentes da Quadrilha Sai de Baixo

 Por duas vezes representaram o Estado do Maranhão na cidade de Iguatu – CE no São João fora de época.


Quadrilha Sai de Baixo - Arraial Balaio de Sotaques
no Ginásio de Esportes de Caxias

O tema desse ano – 2014 é: “ Da Emoção à Fantasia” – com o sub-tema: “ Levando o colorido para um São João de Magia”. Apresentam-se por todo o interior do Maranhão e em outros estados; em algumas cidades concorrem, em outras têm participações especiais.

       Componentes Quadrilha Sai de Baixo

       Componentes Quadrilha Sai de Baixo

Com sangue de quadrilheiro, garra e determinação os jovens dessa quadrilha, vão levando alegria por onde se apresentam; é a garra do caxiense para que essa tradição perdure. O grupo desenvolve trabalhos sociais com comunidades carentes e têm como sonho ter sua sede própria para dar continuidade a esse trabalho folclórico, criando Oficinas de Danças, e Oficinas Profissionalizantes.

          Quadrilha Sai de Baixo - Caxias - MA
          Arraial Balaio de Sotaques 

           Quadrilha Sai de Baixo - Caxias - MA

Com a necessidade de cativar os jovens para a perpetuação da essência dessa tradição, muitas quadrilhas existentes ganharam nova roupagem. As mais tradicionais permanecem e têm público cativo, mas ao longo dos anos as do tipo estilizadas vêm conquistando seu lugar nos arraiais do Brasil.