quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

° EVENTOS CAXIENSES - I

Em Caxias podemos citar alguns Eventos Sociais e Culturais com grande destaque para a economia local que já fazem parte de nosso calendário como: Encontro da Velha Guarda, a Marcha para Jesus, Convenção de Pastores da Igreja Assembléia de Deus, Parada da Diversidade, Feira do Livro, Feira de Ciência e Tecnologia, Abertura do Natal, etc. Isso sem falar de eventos de alta temporada como Carnaval, Réveillon e São João.

                                       Logomarca 2014
Para incentivar a economia local na baixa temporada no Município, foram criados eventos com o objetivo de difundir mais a cidade.
Os eventos movimentam um grande número de profissionais durante sua realização, provocando um aquecimento econômico nas cidades onde eles são realizados. É importante observar que o turista é motivado por interesses que podem ser: profissionais, sociais, culturais, pois mesclam atividades de trabalho e lazer, tornando-se um consumidor com grande potencial de consumo do item diversão, fazendo com que ele retorne depois com a família, amigos, etc. para os locais que mais lhe agradaram ou visitaram.

                    Apresentações folclóricas - Boi Barrica
Esses Eventos, têm uma importância enorme para região em termos econômicos, pois gera muitos benefícios para a receita do município no setor de serviços, na indústria e no comercio local.

° ENCONTRO DA VELHA GUARDA CAXIENSE
            É um Evento bienal (a cada 02 anos) de amigos nascidos ou criados em Caxias-MA, nas décadas de 40 a 50. Levados pela vida para todos os cantos deste imenso país, eles são trazidos de volta para se reencontrarem. É realizado no mês de Julho e não tem data fixa.

                                      Serenatas pelas Ruas do Centro Histórico
É um momento de relembrar, de celebrar a amizade, o amor pela terra natal, de enriquecer o sentimento de pertencer a um lugar tão charmoso e pitoresco do interior do Maranhão, que é Caxias, Terra de Gonçalves Dias.

Serenatas pelas Ruas do Centro Histórico
O 1º Encontro aconteceu em 2010. Nessa reunião esses dinossauros caxienses relembram o “footing” da Praça Gonçalves Dias, lançam livros, fazem exposições variadas, relembram histórias antigas, matam a saudade de quem não via há 20, 30,


                                             Idealizadora do Evento e convidadas

 40 anos; relembram a infância, boa parte da juventude, falam de poesia, de cultura, fazem caminhadas cantantes e finalizam com uma Festa no Clube Alecrim ou AABB ao som de velhas baladas antigas como: La Bamba, Hey Jude, Let It Be, Perfídia, Lobo Mau, Festa de Arromba, Mar de Rosas, Agora Sei, Doce de Coco, Biquíni de Bolinha Amarelinha, Estúpido Cupido, Banho de Lua, Broto Legal, etc, ou seja ao som de cantores e bandas como Bee Gees, Beatles, Roberto Carlos, Erasmo, Renato e seus Blue Caps, Fevers, Nat King Cole, Wanderleia, Selly Campelo, Ed Wilson, Os Vips, Golden Boys, etc. Enfim, se divertem. Com seus cabelos brancos, ao som de Bossa Nova e da Jovem Guarda, eles dançam, cantam e remoçam.

                                         Velha Guarda na Praça Gonçalves Dias
Descrição – Esse movimento cresce a cada ano, fortalece a identidade cultural da cidade, que agrega desejos e pessoas de várias gerações, pois todos, crianças, jovens e adultos acabam participando desse Evento que dura uma semana com intensa programação. É uma viagem temporal não aos lugares, mas em cada um que aqui vem e que retorna a seu lugar de origem, é um reencontro de uma geração que marcou época em Caxias, é uma mostra genérica de nossa cultura.

                      A Bandinha vai levando os amigos pelas ruas do Centro Histórico
                           
História – Após a morte do pai Helvécio Vilanova Soares Filho, Eunice Soares, tomada pela dor, percebeu o peso do tempo sobre si. Olhou para trás e nada viu, tudo estava se tornando poeira ao vento. O passado, os amigos, as pessoas que fizeram parte de sua infância, adolescência e mocidade, os ex-namorados, enfim, a velha Caxias, tudo estava sendo tragado pelas brumas lentas do silêncio e do esquecimento.
            Então agarrada à sua angustia, em rede sociais se deparou com amigas que não via há 30 anos e surgiu a ideia desse encontro. Ela foi encontrando as pessoas, fazendo convites e foi tecendo essa rede; cada vez que tecia essa rede, mais ela crescia com a mesma alegria e euforia. Eunice, telefona para Ludce Machado que estava de volta à Caxias e foram compartilhando com os velhos amigos; vieram Reinaldo Silva, Nehemias Leitão, Sillas Júnior, Cafinfa, etc.

Amigos caxienses 
Hoje o grupo está mais organizado, pois tem: Presidente – Sillas Jr;  Vice-Presidente – Ludce Machado; Tesoureira – Rosário Torres; 1ª Secretária – Glorinha Mousinho; Diretor de Comunicação – Renato Meneses.

                                       
            Próximo Encontro – 2016 -  para esses dinossauros caxienses a terceira idade não existe, mas a nova proposta é para o I Encontro da Velha Guarda in Folia - 2015 - Carnaval.
° O que quer dizer a expressão Velha Guarda?  - significa os mais antigos numa determinada área, que pode ser em música, arte, jornalismo, política, etc.


Amigos da Velha Guarda em ação
            Quer dizer também pessoas da Geração de Roberto Carlos e outros cantores daquela época dos anos 60 a 80, e, hoje a nova guarda, nova geração, os jovens de hoje que aí estão com as músicas pop’s, com o rock atual, samba, metálica, etc. Naquela época também existia o rock, mas era suave; havia também mais romantismo.

° O que é Jovem Guarda?  - Foi um movimento musical brasileiro, surgido em meados de 1960, que mesclava música, comportamento e moda.
Vista com restrições por setores da crítica, uma vez que sua música era considerada alienada. Também designada como iê-iê-iê, em alusão direta à música dos Beatles.
            Contexto Cultural – segunda metade da década de 1960. Surgida em agosto de 1965, a partir de um programa televisivo exibido pela TV Record, em São Paulo apresentado pelo cantor e compositor Roberto Carlos, conjuntamente com também cantor e compositor Erasmo Carlos e a cantora Wanderléia; deu origem a toda uma nova linguagem musical e comportamental no Brasil. Sua alegria e descontração transformaram-na em um dos maiores fenômenos nacionais do século XX.
Amigos da Velha Guarda - organizadores do Grupo
Sua principal influência era o rock and roll do final de década de 1950 e início de 1960. Grande parte de suas letras tinham temáticas amorosas, adolescentes e açucaradas – algumas das quais, versões de hits do rock britânico e norte-americanos da época. Por essa inspiração, a jovem guarda tornou-se o primeiro movimento musical no país que pôs a música brasileira em sintonia com o fenômeno internacional do rock da época, catalisado especialmente pelos Beatles.

° CONVENÇÃO GERAL DOS PASTORES DA IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS – CGADB.
            Convenção anual que traz para Caxias cerca de 1.500 pastores de todo o estado do Maranhão. Um Evento grandioso, que os espaços cedidos para sua realização, já se encontram pequenos. A demanda de visitantes é tão grande que fiéis disponibilizam suas casas para hospedagem, criando assim alguns espaços alternativos.

                  Templo Central da Assembléia de Deus - Rua Manoel Gonçalves
Essa Convenção é realizada no mês de Julho e tem duração de uma semana.
° História – A Igreja Assembléia de Deus no Brasil foi fundada em 1910 por Daniel Berg e Gunnar Vingren. No Maranhão o evangelho chegou em 1921.

            A história da Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil -  CGADB  dá-se no ano de 1930, devido ao crescimento do movimento pentecostal iniciado pelos seus precursores. Resolveram que já era tempo de criar uma organização que estabelecia o espaço para discussão de temas de máxima relevância para o crescimento da denominação, pois até então a Igreja estava na responsabilidade dos missionários suecos que transferiram a liderança das Assembléias de Deus para os pastores brasileiros.
                                                              Templo Central
° Objetivos Promover a união e incentivar o progresso moral e espiritual das Assembléias de Deus. Nenhuma Assembléia de Deus pode viver isoladamente, sendo obrigatória a interligação das Assembléia de Deus no Brasil, com a finalidade de determinar a responsabilidade perante a Convenção Geral e perante as autoridades constituídas. As Assembléias Gerais realizadas nas décadas seguintes foram marcadas por discussões e debates sobre temas relacionados às doutrinas bíblicas básicas e por projetos de desenvolvimento da Obra de Deus.
            Os anos 90 marcaram uma nova fase de crescimento das Assembléias de Deus, isso foi decorrente das medidas e procedimentos tomado pela CGADB, sob a liderança do Pr. José Wellington Bezerra da Costa.

° Atualmente – A Assembléia de Deus tem muitos templos em Caxias, sendo que o Templo Central está localizado na Rua Manoel Gonçalves. A população evangélica em Caxias é grande.
            No Brasil as Assembléias de Deus contam com 22 deputados federais, 38 deputados estaduais e 1.010 vereadores.(2014)
            Na área cultural – implantaram a Faculdade Evangélica de Ciências, Tecnologia e Biotecnologia da CGADB – FAECAD – oferecem 4 cursos: administração de empresas, comércio exterior, direito e teologia. A FAECAD é reconhecida pelo MEC. Em Caxias oferece os Curso de Teologia.

Feira da Ciências e Tecnologia
                                           
° FEIRA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA
            Marcando a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT. A Feira oferece à população e visitantes de todas as idades um pavilhão montado na Praça Panteon e funciona de segunda a sábado, com uma vasta programação. Realizada no mês de Outubro, não tem data fixa e já está em sua 5ª Edição.
Produção Textual na Feira de Tecnologia e Feira do Livro
Nessa Feira participam Instituições Estaduais, Federais e UEMA. Inclui sessões de planetários, palestras, mini-cursos, oficinas, apresentações de pôsteres e exposições de projetos inovadores.
Apresentações Projetos - Feira de Tecnologia
O objetivo do Evento é democratizar o acesso ao conhecimento científico e aproximar a população e visitantes da ciência e da tecnologia, promovendo e estimulando atividades de divulgação científica em todo o país.
Apresentações Projetos - UEMA - Feira de Tecnologia

Esse ano a Feira de Tecnologia coincidiu com a Feira de Livros realizada também no mês de Outubro, portanto, os dois eventos trabalharam em parceria.
° FEIRA DO LIVRO DE CAXIAS
            A Feira do Livro já está em sua 25ª Edição. Realizada na Praça Panteon de quarta a sexta no mês de Outubro pelo SESC-Caxias, sem data definida; os stands são abertos ao público das 8:00 às 12:00 h e das 17:00 às 18:00 h.
            A cada ano a Feira abrange uma temática diferente.  O tema desta edição é: “ Caxias entre lendas e Contos.” 

A Feira mostra: apresentações de dança e teatro, exposição de livros, oficinas práticas diversas de leituras, produções textuais, documentários comentados e intervenções performáticas. Com atividades para todas as faixas etárias, é gratuito.
            Os visitantes têm a oportunidade de apreciar um rico repertório de forma criativa e interativa com uma programação pontual durante todo o evento.

                           Apresentações Teatrais - Feira de Tecnologia e Feira do Livro
            As intervenções performáticas com apresentações de cenas curtas sobre as lendas de Caxias, acontecem em 4 sessões.
            Os documentários comentados por um palestrante ou conversa com autores de livros incluindo sessão de autógrafo.


                                    Entrada do Pavilhão da Feira de Tecnologia