sexta-feira, 28 de junho de 2013

° Folclore de Caxias - Maranhão

° Bumba-meu-boi e Dança do Lili 

Verdadeira explosão de ritmos e cores.
 ° Bumba-meu-boi
 O bumba-meu-boi é a mais importante manifestação folclórica da Maranhão.
Apresentação do Boi de Morros (MA) em Caxias - MA

Um dos maiores eventos folclóricos populares no mês de junho.

Bumba-meu-boi de Morros (MA) em Caxias - MA - apresentação
no Parque da Cidade - 2013



Boi Canário Verde de Caxias - MA

          Assim como em todo o Brasil, a festa junina no Maranhão tem fogueira, bandeirinhas e comidas típicas. Mas tem um diferencial, o bumba-meu-boi. Quando terminam os festejos natalinos, os grupos de bumba-meu-boi, como são chamados, iniciam as reuniões que duram até o fim de abril. Nesses encontros preparam enredos, músicas e coreografias. Em Caxias, não poderia deixar de ser diferente. São montados arraiais por toda a cidade, com comidas típicas e grupos folclóricos. 

                 Índias do Boi Canário Verde



          A festa do Bumba-meu-boi, uma tradição que se mantém desde o século XVIII, arrasta maranhenses e visitantes por todos os cantos de São Luís (a capital) e todas as cidades maranhenses nos meses de junho e julho. A festa do bumba-meu-boi , é uma festa para adultos, crianças e idosos, em julho acontece o São João fora de época em São Luís (capital), que é para os visitantes que vem para passar as férias no Maranhão.


Batizado do Boi Canário Verde de Caxias - MA

     
                                       
                                      Boi de Morros em Caxias - MA



          As manifestações ocorrem em diversos arraias a partir de 13 de junho Dia de Santo Antônio.

                           ÍNDIAS DO BUMBA-MEU-BOI ENCANTO DE CAXIAS

BRINCANTES DO BOI CANÁRIO VERDE COM SEUS INSTRUMENTOS

Em Caxias ainda conversam a tradição de fazer fogueiras em frente das casas na véspera e no dia de São João ( dia 24) e São Pedro ( dia 29). No dia de São Marçal ( dia 30 ) é o dia em todos os bois e grupos folclóricos se encontram e saem em cortejo festivo da Praça Gonçalves Dias até à Academia Sertaneja de Letras (ASLEAMA), no bairro do Cangalheiro, encerrando a temporada festiva.

Bumba-meu-boi de Morros (MA) em Caxias - MA

° Bumba-meu-boi
          Nascida das brincadeiras entre escravos no século XVIII, o São João é a principal festa popular do estado. Centenas de grupos folclóricos vindos de todos os cantos do Maranhão, transformam as ruas da capital e das cidades do interior um verdadeiro palco a céu aberto para contar a história da escrava Catirina e de seu marido Francisco.
                             Brincantes do Bumba-meu-boi Canário Verde

Os grupos se apresentam ao redor de bois coloridos, num festival de danças e ritmos diferentes. Há 05 (cinco) tipos de sotaques de bois: sotaque de matraca, sotaque de zabumba, sotaque de orquestra, sotaque da baixada e sotaque costa de mão.

Bumba-meu-boi dos CCIs da Secretaria Municipal de Assistência Social de Caxias - MA

° Sotaque de Matraca – é o mais popular e com maior número de grupos no Estado. O instrumento que dá nome ao sotaque é composto por dois pedaços de madeira, o que motiva os fãs de cada boi a engrossarem a massa sonora de cada “Batalhão”. Além das matracas, são usados pandeirões e tambores-onça (uma espécie de cuíca com som mais grave). Na frente do grupo fica o cordão de rajados, caboclos de fitas, índias, vaqueiros e caboclos de pena.

Chapéu de brincante de bumba-meu-boi

° Sotaque de Zabumba – Ritmo original do Bumba-meu-boi, este sotaque marca a forte presença africana na festa. Pandeirinhos, maracás e tantãs, além dos zabumbas, dão ritmo para os brincantes.

Brincantes da Terceira Idade do Bumba-meu-boi dos CCIs

         No vestuário destacam-se golas e saiotas de veludo preto bordado e chapéus com fitas coloridas. O sotaque de zabumba passa por uma grande crise nos últimos anos devido à falta de novos brincantes interessados em manter as tradições do mais antigo estilo de boi.

Boi dos CCIs da Secretaria Municipal da Assistência Social
                             Cenas do Bumba-meu-boi de Morros - Sotaque de Orquestra da Baixada Maranhense

° Sotaque de Orquestra – Neste sotaque ganha o acompanhamento de diversos instrumentos de sopro e cordas como o saxofone, clarinete e banjo. Peitilhos (coletes) e saiotes de veludo com miçangas e canutilhos são alguns dos detalhes das roupas dos brincantes.


Personagens que fazem parte do espetáculo do bumba-meu-boi
                   Pai Francisco e Catirina

° Sotaque de Baixada – Embalado por matracas e pandeiros pequenos, um dos destaque desde sotaque é o personagem Cazumbá, uma mistura de homem e bicho que, vestido com uma bata comprida, máscara de madeira e de chocalho na mão diverte os brincantes e o público. Outros usam um chapéu de vaqueiro com penas de ema.

         Catirina e O Boi ( desejo de grávida - comer a língua do boi )

° Sotaque Costa da Mão – Típico da região de Cururupu, ganhou esse nome devido a uns pequenos pandeiros tocados com as costas da mão , Caixas e maracás completam o conjunto percussivo. Além de roupa em veludo bordado, os brincantes usam chapéus em forma de cogumelos, com fitas coloridas e grinaldas de flores.

° História – A escrava Catirina leva seu homem, o negro Chico, a matar o boi mais bonito da fazenda para satisfazer-lhe o desejo de grávida; comer a língua do boi. Descoberto o malfeito, o fazendeiro manda que os índios capturem o criminoso, que, trazido à sua presença, representa a cena mais hilariante da comédia ( e também a mais crítica no sentido social ).  Resgata a história típica das relações sociais e econômicas da região durante o período colonial, marcadas pela monocultura, criação extensiva de gado e escravidão. Para ressuscitar o boi, chama-se o doutor, cujos diagnósticos e receitas estapafúrdias ironizam a medicina. Finalmente, ressurgido o boi e o negro são perdoados; a confusão termina numa grande festa.


 Bumba-meu-boi, Pai Francisco e Catirina

° Bumba-meu-boi de Caxias
          Em Caxias, a maioria dos bumba-meu-boi são de sotaque de orquestra e só um de sotaque de Zabumba.

Brincantes - índias do bumba-meu-boi Canário Verde de Caxias-MA

- Boi Canário Verde – sotaque de orquestra
- Boi Encanto de Caxias – sotaque de orquestra
- Boi O Brilho da Princesa – sotaque de zabumba
- Boi dos CCI ( Centro de Convivência do Idoso) da Secretaria Municipal de Assistência Social – sotaque de orquestra
- Boi do SESC – ( idosos )- sotaque de orquestra

          Em Caxias, são os “arraiás” são montados por escolas, associações, projetos, empresas, igrejas, etc, ao longo do mês de junho. São apresentadas danças folclóricas como: , bois mirins, quadrilhas, quadrilhas estilizadas, danças portuguesas, danças da fita, baião, carimbo, cacuriá, dança do Lili, country, caninha verde, tambor de crioula, peneira, etc.

° Dança do Lili
          Nasceu em 03 de Maio de 1985, originou-se a partir de brincadeiras da Semana Santa na zona rural de Caxias, onde as pessoas se reuniam em frente às suas casas, dançando e cantando cantigas em versos sem o uso de instrumentos.

                     Brincantes da Dança do Lili de Caxias - MA

          Ao chegar na cidade assume características peculiares, sofrendo mudanças incorporando novos elementos, a começar pelo uso de instrumentos musicais, como: de percussão, solo, violão, sanfona, bandolim, pandeiro e violino.

                  Brincantes da Dança do Lili de Caxias - MA

A dança do Lili caracteriza-se por sua simplicidade, expressando a cultura dos trabalhadores rurais dentro de seu trabalho cotidiano, e tem em seu gingado, expressões corporais e vestuários com roupas leves e estampadas, que lembram a vida e os costumes do homem do campo. Tem como autoria do músico e folclorista caxiense Raimundo Nonato da Silva, conhecido por Pelé.

Dança do Lili de Caxias - MA

                         É considerada a dança típica de Caxias. As músicas são alegres , orquestradas por zabumba, triângulo, rabeca e trombone. Os dançarinos mostram molejo do corpo com ritmo e malemolência.

                                      Dança do Lili de Caxias - MA

quinta-feira, 6 de junho de 2013


° CORPUS CHRISTI
° FÉ E TRADIÇÃO UNEM FIÉIS NA CONFECÇÃO DOS TAPETES PARA A PROCISSÃO DE CORPUS CHRISTI EM CAXIAS – MARANHÃO.


Catedral de Nossa Senhora dos Remédios

A Igreja Católica, em todo o mundo, celebrou na quinta-feira, dia 30 de Maio a Solenidade de Corpus Christi.

           Este ano a Diocese de Caxias, incentivada pelo Bispo local, participou ativamente na  confecção dos tradicionais tapetes artesanais. A criatividade dos voluntários foi muito grande, mas um dos símbolos marcantes, foi o símbolo da Jornada Mundial da Juventude.
                 A Festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar solenemente o mistério da Eucaristia – O Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.



 Cruz – é o mais comum de todos os símbolos católicos. Ele simboliza a cruz na qual Cristo morreu.
                                     Ramos de Oliveiras - representando Cristo Salvador

          A Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora,  estiveram presentes durante a confecção dos tapetes. Um momento histórico de muita espiritualidade em preparação para o grande Encontro Mundial com a presença do Papa Francisco.

               Cordeiro – o próprio Jesus, que foi sacrificado na Cruz – simboliza pureza


Pomba –  usada como símbolo da Eucaristia, porque o pássaro alimenta seus filhotes. Isto é como a oferta de Cristo de si mesmo na cruz em expiração de nossos pecados.

          Em Caxias a tradicional Procissão de Corpus Christi, atraiu muitos fiéis e um número muito grande de visitantes católicos ou de outras religiões para participarem da Procissão que acontece no Centro Histórico da cidade.  É uma Procissão muito bonita; sai da Igreja de São Benedito, percorre mais ou menos dois quilômetros e finaliza com Missa Campal na Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, onde houve a bênção do Santíssimo Sacramento. Fotografar os tapetes feitos para a passagem da Procissão é uma atração a mais.

                         Igreja de São Benedito

            Velas – ilumina –  Cristo é luz, o caminho, a vida.

Os Grupos de Orações com outros movimentos e pastorais das Paróquias de São Benedito, Matriz e Catedral, estiveram imbuídos em uma só missão; missão de preparação do caminho para Jesus Eucarístico. Com este espírito de renovação, os jovens da cidade, adultos e visitantes estavam na madrugada da véspera da Festa do Corpo de Cristo, motivados com sorriso e alegria no coração para realizarem este trabalho de grande valia, que é Patrimônio Público Cultural e Religioso do Município. A comunidade também participou desse evento.

                          Jovens do Caminho Neocatecumenal 

                              Grupo de Jovens confeccionando tapetes 

Há mais ou menos 23 anos atrás, os tapetes eram confeccionados por pessoas que vinham de São Luís só com essa finalidade; mas os tapetes  eram confeccionados apenas em frente à Catedral.

Material que foi utilizado na confecção dos tapetes

           Nos 10 últimos anos, os tapetes começaram a serem feitos, partindo da Igreja da Matriz  (somente na Rua 1º de Agosto ) até a Catedral de Nossa Senhora dos Remédios. Este ano todo o percurso da procissão, ou seja, da Igreja de São Benedito ( Rua São Benedito, Rua Coelho Neto, Praça da Matriz, Rua 1º de Agosto e Catedral de Nossa Senhora dos Remédios),  foram cobertos por esses tapetes. Participaram com muita fé e confiança para decoração dos tapetes os jovens do Caminho Neocatecumenal, Pastoral da Juventude, Grupos de Jovens, Renovação Carismática e a Comunidade em Geral.

                    Símbolo da Jornada Mundial da Juventude - Rio 2013

 Santo Sacramento – Eucaristia – representa o Corpo e o Sangue de Cristo


                         "Eis-me Aqui " - jovem em busca do caminho

          Corpus Christi, é uma festa católica, que é realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma “ Festa de Guarda”, isto é para os católicos, é obrigatório participar da Santa Missa.

                JHS – são  o monograma do nome de Jesus em grego.

 
                               Figuras de Jesus Cristo, Maria, Símbolo da Eucaristia

          A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta do século XIII. A Igreja Católica sentiu necessidade de realçar a presença real do “ Cristo todo” no pão consagrado. Foi instituída pelo Papa Urbano IV em 1864. O papa Urbano IV na época cônego Tiago Pantaleão de Troyes, arcebispo de Liège, na Bélgica, recebeu o segredo das visões da freira agostiniana Juliana de Mont Carnillon que teve visões de Cristo demonstrando desejo de que o mistério da Eucaristia fosse celebrado com destaque.

                                                            Símbolo de Aliança
          Para que houvesse mais esplendor na solenidade, o papa Urbano IV pediu para ser cantado durante a celebração. O Ofício foi escolhido por São Tomás de Aquino, cujo título era Lauda Sion ( Louva Sião). Este cântico permanece até hoje.

                                                  Jovens orgulhosas admirando sua obra

          A Festa de Corpus Christi foi decretada em 1269. Se propagou na diocese de Colonia na Alemanha, depois na França e na Itália. Em Roma, desde 1350.


                                              Velas –  Cristo é luz, o caminho, a vida

          A Eucaristia é um dos sete sacramentos da Última Ceia, quando Jesus disse: “ Este é o meu corpo.... isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim”. Segundo Santo Agostinho, é um memorial de imenso benefício para os fiéis, deixado nas formas visíveis do pão e do vinho.

Rosário - símbolo de oração

Em muitas cidades portuguesas e brasileiras, é costume ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Esta festividade de longa data se constitui uma tradição no Brasil, principalmente nas cidades históricas, que se revestem de práticas antigas e tradicionais e que são embelezadas com decorações de acordo com os costumes locais.

                                              Confeccionando tapetes

                                                Posando para foto - Ministério Jovem

          Os tapetes são feitos de serragem colorida ou não, cal, sal, café, areias coloridas, pedrinhas coloridas, etc. Muitos dos materiais utilizados, foram doados por empresários locais e pela  comunidade. É celebrado 60 dias após a Páscoa, podendo cair entre as datas de 21 de maio a 24 de junho.

                                                Jovens do Caminho Neocatecumenal

                              Missa Campal celebrada por D. Vilson Basso
                           Adro da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios

                                  Cenas da Procissão de Corpus Christi ( Rua São Benedito )

                                                         Rua 1º de Agosto 
          De acordo com dados da assessoria de comunicação da Diocese de Caxias sete mil fiéis acompanharam a Procissão de Corpus Christi e assistiram à missa campal realizada no Adro da Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios celebrada pelo Bispo de Caxias, Don Vilson Basso.

                                 Uvas – simbolizam vinho, sangue de Cristo

Agradecimento: As jovens do Caminho Neocatecumeral e jovens da Igreja de Nossa Senhora de Nazaré que cederam algumas fotos.