terça-feira, 11 de agosto de 2015

FESTEJO DOS SANTOS E ORIXÁS – CAXIAS - MARANHÃO


° CULTURA AFRO-BRASILEIRA

                          Apresentação das Filhas de Santo 
                         Tenda Santa Bárbara - Caxias/MA

Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de manifestações culturais do Brasil, que sofreram algum grau de influência da cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pela escravidão africana na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura africana sofreu também a influência das culturas europeias ( principalmente portuguesa)  e indígena, de forma que características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral mescladas a outras referências culturais.

                     Obrigação a São Cosme e São Damião
                           Tenda Santa Bárbara - Caxias/MA

Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião, a culinária, o folclore e as festividades populares. Os Estados do Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais , Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da cana-de-açúcar na região do Nordeste.

                Mestre Bita do Barão -  Abertura de Trabalhos
              Festejo dos Santos e Orixás - Tenda Santa Bárbara

° Ilustre Babalorixá de Codó/MA
  ° Mestre Bita do Barão de Guaré ( Wilson Nonato de Sousa )
Codó, é a cidade maranhense conhecida como a capital brasileira da umbanda. Líder religioso que conquistou o respeito e a admiração dos seguidores da umbanda em todo o país.

            Em seu Palácio de Iansã são realizados os rituais de incorporação, onde todos entram em completo estado de transe. Mistérios que se revelam ao ritmo dos tambores e nas manifestações de um povo que acredita no poder da fé.
                       Palácio de Iansã - Tenda de Mestre Bita
                         do Barão em Codó/MA

Ainda tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de revalorização a partir do séc. XX até os dias de hoje.

Abertura de Trabalhos
Tenda Santa Bárbara
Em Caxias:
            O Festejo dos Santos e Orixás é realizado desde 1972, sempre no mês de Maio, porque nesse mês, as religiões da Matriz Africana comemoram as datas alusivas aos negros e a São Benedito, apresar do dia do Santo ser comemorado em agosto, pois ele é o Santo protetor da linha dos Pretos Velhos. A tenda Espírita Santa Bárbara está localizada na Rua do Fio – Bairro Cangalheiro, e está sempre em atividade. Tel. (99) 98844-7475/98143-2255. E-mail: ivandeoxosse@hotmail.com

              Abertura de Trabalho - Festa de São Cosme
             e Damião - Tenda Santa Bárbara

                  Esse Evento tem como objetivo cumprir as obrigações destinadas aos Orixás , bem como divulgar a religião mostrando seus costumes, tradições e rituais para a população caxiense e visitantes.
            Participam do Evento o público em geral e adeptos da Umbanda. 
           
                                Gira de Dança com Entidades

                 Em Caxias, existem mais de 72 terreiros registrados, embora a maior parte da população se declarar católicos. Muitos Pais e Mães de Santos são convidados para participarem dessas festividades; o mais famoso dessa região e também do Maranhão é o Pai de Santo Mestre Bita do Barão, que tem o título de Comendador da República da cidade de Codó e a Yalorixá Mãe Madalena, matriarca da umbanda caxiense.

    Incorporados com Entidades - caboclos, índios - Quebra de Melancias -
             Obrigação a Oxossi.
                              
A Yalorixá Maria Madalena, caxiense, é a Mãe de Santo chefe da Tenda Espírita Santa Bárbara (Iansã), que este ano completará em setembro 105 anos; com muita lucidez e compromisso com a cultura e o sincretismo religioso de Caxias. A Tenda Santa Bárbara se apresenta em várias ocasiões culturais  com o Tambor de Crioula.

                           Yalorixá Maria Madalena 
                             Tenda Santa Bárbara

                   O Festejo dos Santos e Orixás na data de sua realização tem uma extensa programação. São dois dias de festa, que inicia com uma alvorada festiva e toques de atabaques. Ao meio-dia, rezam um terço das almas em louvor a São Benedito (Preto - Velho); às 18:00h , ladainha no Cruzeiro Central e salva aos Orixás; à noite, Cerimônia Oficial. No dia seguinte às 6:00 h da manhã é realizada uma grande passeata umbandista pelas principais ruas da cidade; sessões de passes e consultas são feitas gratuitamente por Mestre Bita do Barão, depois segue uma procissão conduzindo a imagem de São Benedito pelas principais ruas do Centro Histórico; às 21:00 h, há distribuição de comidas típicas do santo, grande obrigação com arreada de Preto-Velhos. À meia-noite, encerra-se o Evento com preces a Oxalá supremo agradecimento pela realização deste.
                        
        Mãe de Santo Maria Viana - Tenda Santa Joana - Bairro Ponte
       Ivan de Oxossi ( Pai Pequeno ) - Tenda Santa Bárbara

História:
Religião:
            Os negros trazidos da África como escravos geralmente eram imediatamente batizados e obrigados a seguir o catolicismo. A conversão era apenas superficial e as religiões de origem africana conseguiram permanecer através da prática secreta ou o sincretismo com o catolicismo.
    Obrigação às Entidades Pretos Velhos - Oferendas
    Tenda Santa Bárbara.
         
Algumas religiões afro-brasileiras ainda mantêm quase que totalmente suas raízes africanas, como é o caso das casas tradicionais de Candomblé e do Xangô do Nordeste: outras formaram-se através do sincretismo religioso, como o Batuque, o Xambá e a Umbanda. Em maior ou menor grau, as religiões afro-brasileiras mostram influencias do Catolicismo na Igreja Católica, mesmo quando os fiéis seguem abertamente uma religião afro-brasileira
         Assentamento (altar) à Iemanjá (orixá )

Já no Brasil colonial os negros e mulatos, escravos ou forros, muitas vezes associavam-se em irmandades, religiosas católicas. A irmandade da Boa Morte e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foram das mais importantes, servindo também como ligação entre o catolicismo e as religiões afro-brasileiras. 

                       Cerimônia de Consagração de Ivan de Oxóssi
                      como Pai Pequeno da Tenda Santa Bárbara feita
                                     por Mestre Bita do Barão.

A própria prática do catolicismo tradicional sofreu influência africana no culto dos santos de origem africana como: São Benedito, Santo Elesbão, Santa Efigênia; no culto preferencial de santos facilmente associados aos orixás africanos como: São Cosme e Damião (ibejis), São Jorge ( Ogum no Rio de Janeiro), Santa Bárbara ( Iansã ) ; na criação dos novos santos populares como a: Escrava Anastácia; e em ladainhas, rezas ( como a Trezena de Santo Antônio ) e festas religiosas ( como a Lavagem do Bonfim ) onde as escadarias da Igreja de N. S. do Bonfim em Salvador, Bahia são lavadas com água de cheiro pelas filhas de santo do candomblé )
        Oferendas com comidas típicas às entidades
              pretos velhos - Tenda Santa Bárbara

         Estátua da Escrava Anastácia em Codó/MA
        Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá






sábado, 21 de fevereiro de 2015

EVENTOS CAXIENSES - II


                  Feira do Livro - 2014 - Pavilhão Montado Praça Panteon
          Caxias desponta como o epicentro cultural do Maranhão, devido a influência das colonizações portuguesa, índia e africana e pelo seu povo, que extremamente hospitaleiro.
               O calendário turístico da cidade tem programações voltadas para todos os tipos de públicos. Ao longo do ano são muitos, podendo-se destacar o carnaval e São João como um dos mais animados do interior maranhense.


° PARADA DA DIVERSIDADE – LGBT

            Realizada desde 2005, a Parada Gay como também é chamada, atrai um número muito grande de pessoas que simpatizam com a causa, curiosos e visitantes.

Edilson Ferreira

Idealizada por Edilson Ferreira ou Edilson da Cohab, como é chamado. Esse Evento é realizado no mês de setembro e não tem data fixa. Foi criado também a AGLEPS ( Associação de Gays, Lésbicas e Profissionais do Sexo ).
            A Parada geralmente começa com um desfile na Av. Alexandre Costa, levando com ela uma multidão de pessoas;  os trios elétricos animam o público, que se misturam com pessoas de todas as idades. Há shows, desfiles, performances e campanhas. A Festa é uma forma de protesto da população LGBT, que com isso tem conseguido espaço em vários setores, visto que têm dificuldade para serem inseridos no mercado de trabalho. Propostas de Polícias Públicas são levantadas durante a semana de realização desse Evento que há cada ano vem crescendo. O símbolo da comunidade é uma bandeira nas cores do arco-iris.
“ Aceitar é uma escolha sua. Respeitar é um dever de todos”.  

                                      Antigo Forum - Praça Gonçalves Dias


 ° OUTUBRO ROSA
            O mês de Outubro já é esperado pela população caxiense, pois a cidade aos poucos vai de se colorindo de rosa; são avenidas e edifícios do Centro Histórico da cidade, que chamam atenção da população e visitantes por sua beleza e seu charme, por sua iluminação especial. A mulherada fica em polvorosa e em grande expectativa para saber como será o encerramento da Campanha, que tem como objetivo chamar atenção das mulheres caxienses a se preocuparem com a saúde do próprio corpo, realizando com freqüência visita a médicos e exames, tudo para que o câncer de mama possa ser descoberto no inicio, e assim, ter maiores chances de tratamento e cura.

                                        Av. Alexandre Costa - Bairro Vila Lobão

A Caminhada pela Vida, evento que marcou o encerramento da Campanha Outubro Rosa em Caxias; reuniu 18 mil pessoas na Av. Alexandre Costa, de acordo com estimativas da Polícia Militar, coloriu de rosa a principal avenida da cidade. Promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, na sua 5ª Edição; o evento contou com bandas da atualidade e animou um público de adultos e crianças.

Av. Alexandre Costa - colorida de rosa

                                     Prefeitura Municipal com iluminação especial

Na opinião da população, uma forma de chamar atenção e de  conscientização sobre a doença. Trabalhado sobre essa temática os resultados são positivos, pois a prevenção pode resultar em conseqüências desagradáveis mais tarde. Como todo bom resultado, é preciso festejar.

Centro de Cultura - Praça do Panteon

Show com arrastão do Outubro Rosa - Av. Alexandre Costa

Memorial da Balaiada com iluminação especial


° VEM DANÇAR
            Realizado também no mês de outubro e já em sua 7ª edição. O público lotou a Praça do Panteon para ver as apresentações dos Projetos mantidos pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Assistência Social.

Apresentação Projeto Social - Resgate da Cidadania

A Secretaria Municipal de Assistência Social contou com a criatividade de jovens e idosos assistidos pelos Projetos Sociais, que na ocasião abrilhantam o evento com performances de diversos ritmos.

                                         Apresentação Projeto Social - CCIs

O objetivo desse evento é desenvolver a capacidade de improvisar, construir coreografias, adotar atitudes e valorização de manifestações culturais musicais expressivas, contribuindo para a formação e conhecimento e fortalecimento de vínculos dos usuários dos projetos sociais.


                                       Apresentação Projeto Social


                    Apresentação Projeto Social - Centro da Juventude Volta Redonda

                              Público participando do Evento

° Feira da AgriTec - Feira de Agrotecnologia da Região dos Cocais Maranhenses - 2014

          Esta Feira parece que veio para permanecer em nosso calendário de Eventos; realizada no mês de Novembro no Parque da Cidade. Atrai um grande público e traz para a cidade muitos visitantes.

            É um Evento de formato inédito no Maranhão e tem como objetivo mostrar suas riquezas e reunir o melhor em termos de tecnologias para a agropecuária regional. Evento de grande porte, que tem muitas parcerias, como: Prefeitura Municipal de Caxias, Embrapa, Sindicatos Rurais, 
Prefeituras de outros Municípios, diversas instituições públicas federais e estaduais. 



Agricultura Familiar

Exposição de Produtos feito em buriti - planta típica da região

A Feira abrangeu 40 municípios que integraram a região dos Cocais e do Baixo Parnaíba. Com a Feira veio as oportunidades empresariais, o turismo, a geração de renda, cidadania, inovações tecnológicas e informações qualificadas foram componentes de uma vitrine de potencialidades para a região dos cocais maranhenses. Durante esse Evento, os municípios podem trocar informações e realizar diversos negócios e parcerias.


                                                       Projeto vencedor

Composta de diversos espaços, como: Agricultura Familiar ( que ora desponta no cenário nacional como atividade que deu certo no MA), Agronegócio, Cidadania, Empreendedorismo e Negócios, Ovinocaprimocultura, Stands dos Municípios, Alimentação e Gastronomia, Lazer e Shows. Os shows são realizados à noite, com bandas locais e nacionais.


Visitantes na Feira

Cavalgada na Abertura

            Durante a Feira  são debatidos temas de grande valia para agricultores, empresários e produtores, através de mesas-redondas, simpósios, palestras, cursos, minicursos, exposição tecnologias sociais, mostra de inventos, exposição de equipamentos e máquinas agrícolas, comercialização de agricultura familiar, exposição de caprinos, ovinos, etc.


                                 Produção de Produtos feito com mandioca - beiju