FESTEJO DOS SANTOS E
ORIXÁS – CAXIAS - MARANHÃO
° CULTURA
AFRO-BRASILEIRA
Apresentação das Filhas de Santo
Tenda Santa Bárbara - Caxias/MA
Denomina-se cultura afro-brasileira o conjunto de
manifestações culturais do Brasil, que sofreram algum grau de influência da
cultura africana desde os tempos do Brasil colônia até a atualidade. A cultura
da África chegou ao Brasil, em sua maior parte, trazida pela escravidão
africana na época do tráfico transatlântico de escravos. No Brasil a cultura
africana sofreu também a influência das culturas europeias ( principalmente
portuguesa) e indígena, de forma que
características de origem africana na cultura brasileira encontram-se em geral
mescladas a outras referências culturais.
Obrigação a São Cosme e São Damião
Tenda Santa Bárbara - Caxias/MA
Traços fortes da cultura africana podem ser encontrados hoje
em variados aspectos da cultura brasileira, como a música popular, a religião,
a culinária, o folclore e as festividades populares. Os Estados do Maranhão,
Pernambuco, Alagoas, Bahia, Minas Gerais , Espírito Santo, Rio de Janeiro, São
Paulo e Rio Grande do Sul foram os mais influenciados pela cultura de origem
africana, tanto pela quantidade de escravos recebidos durante a época do
tráfico como pela migração interna dos escravos após o fim do ciclo da
cana-de-açúcar na região do Nordeste.
Mestre Bita do Barão - Abertura de Trabalhos
Festejo dos Santos e Orixás - Tenda Santa Bárbara
Festejo dos Santos e Orixás - Tenda Santa Bárbara
° Ilustre Babalorixá de Codó/MA
° Mestre Bita do Barão de Guaré ( Wilson Nonato de Sousa )
Codó, é a cidade maranhense conhecida como a capital
brasileira da umbanda. Líder religioso que conquistou o respeito e a admiração
dos seguidores da umbanda em todo o país.
Em seu
Palácio de Iansã são realizados os rituais de incorporação, onde todos entram
em completo estado de transe. Mistérios que se revelam ao ritmo dos tambores e
nas manifestações de um povo que acredita no poder da fé.
Palácio de Iansã - Tenda de Mestre Bita
do Barão em Codó/MA
Ainda
tradicionalmente desvalorizados na época colonial e no século XIX, os aspectos
da cultura brasileira de origem africana passaram por um processo de
revalorização a partir do séc. XX até os dias de hoje.
Abertura de Trabalhos
Tenda Santa Bárbara
Em Caxias:
O Festejo
dos Santos e Orixás é realizado desde 1972, sempre no mês de Maio, porque nesse
mês, as religiões da Matriz Africana comemoram as datas alusivas aos negros e a
São Benedito, apresar do dia do Santo ser comemorado em agosto, pois ele é o
Santo protetor da linha dos Pretos Velhos. A tenda Espírita Santa Bárbara está
localizada na Rua do Fio – Bairro Cangalheiro, e está sempre em atividade. Tel. (99) 98844-7475/98143-2255. E-mail: ivandeoxosse@hotmail.com
Abertura de Trabalho - Festa de São Cosme
e Damião - Tenda Santa Bárbara
Esse Evento tem como objetivo cumprir as obrigações
destinadas aos Orixás , bem como divulgar a religião mostrando seus costumes,
tradições e rituais para a população caxiense e visitantes.
Participam
do Evento o público em geral e adeptos da Umbanda.
Em Caxias, existem mais de 72 terreiros registrados, embora a
maior parte da população se declarar católicos. Muitos Pais e Mães de Santos
são convidados para participarem dessas festividades; o mais famoso dessa
região e também do Maranhão é o Pai de Santo Mestre Bita do Barão, que tem o
título de Comendador da República da cidade de Codó e a Yalorixá Mãe Madalena,
matriarca da umbanda caxiense.
Incorporados com Entidades - caboclos, índios - Quebra de Melancias -
Obrigação a Oxossi.
Obrigação a Oxossi.
A Yalorixá Maria Madalena, caxiense, é a Mãe de Santo chefe
da Tenda Espírita Santa Bárbara (Iansã), que este ano completará em setembro
105 anos; com muita lucidez e compromisso com a cultura e o sincretismo
religioso de Caxias. A Tenda Santa Bárbara se apresenta em várias ocasiões
culturais com o Tambor de Crioula.
Yalorixá Maria Madalena
Tenda Santa Bárbara
O Festejo dos Santos e Orixás na data de sua realização tem
uma extensa programação. São dois dias de festa, que inicia com uma alvorada
festiva e toques de atabaques. Ao meio-dia, rezam um terço das almas em louvor
a São Benedito (Preto - Velho); às 18:00h , ladainha no Cruzeiro Central e
salva aos Orixás; à noite, Cerimônia Oficial. No dia seguinte às 6:00 h da
manhã é realizada uma grande passeata umbandista pelas principais ruas da
cidade; sessões de passes e consultas são feitas gratuitamente por Mestre Bita
do Barão, depois segue uma procissão conduzindo a imagem de São Benedito pelas
principais ruas do Centro Histórico; às 21:00 h, há distribuição de comidas
típicas do santo, grande obrigação com arreada de Preto-Velhos. À meia-noite,
encerra-se o Evento com preces a Oxalá supremo agradecimento pela realização
deste.
Mãe de Santo Maria Viana - Tenda Santa Joana - Bairro Ponte
Ivan de Oxossi ( Pai Pequeno ) - Tenda Santa Bárbara
História:
Religião:
Os negros trazidos da África como escravos geralmente eram imediatamente batizados e obrigados a seguir o catolicismo. A conversão era apenas superficial e as religiões de origem africana conseguiram permanecer através da prática secreta ou o sincretismo com o catolicismo.
Obrigação às Entidades Pretos Velhos - Oferendas
Tenda Santa Bárbara.
Tenda Santa Bárbara.
Algumas religiões afro-brasileiras ainda mantêm quase que
totalmente suas raízes africanas, como é o caso das casas tradicionais de
Candomblé e do Xangô do Nordeste: outras formaram-se através do sincretismo
religioso, como o Batuque, o Xambá e a Umbanda. Em maior ou menor grau, as
religiões afro-brasileiras mostram influencias do Catolicismo na Igreja
Católica, mesmo quando os fiéis seguem abertamente uma religião
afro-brasileira
Assentamento (altar) à Iemanjá (orixá )
Já no Brasil colonial os negros e mulatos, escravos ou forros, muitas vezes associavam-se em irmandades, religiosas católicas. A irmandade da Boa Morte e a Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos foram das mais importantes, servindo também como ligação entre o catolicismo e as religiões afro-brasileiras.
Cerimônia de Consagração de Ivan de Oxóssi
como Pai Pequeno da Tenda Santa Bárbara feita
por Mestre Bita do Barão.
A própria prática do catolicismo tradicional sofreu
influência africana no culto dos santos de origem africana como: São Benedito,
Santo Elesbão, Santa Efigênia; no culto preferencial de santos facilmente
associados aos orixás africanos como: São Cosme e Damião (ibejis), São Jorge (
Ogum no Rio de Janeiro), Santa Bárbara ( Iansã ) ; na criação dos novos santos
populares como a: Escrava Anastácia; e em ladainhas, rezas ( como a Trezena de
Santo Antônio ) e festas religiosas ( como a Lavagem do Bonfim ) onde as
escadarias da Igreja de N. S. do Bonfim em Salvador, Bahia são lavadas com água
de cheiro pelas filhas de santo do candomblé )
Oferendas com comidas típicas às entidades
pretos velhos - Tenda Santa Bárbara
Estátua da Escrava Anastácia em Codó/MA
Tenda Espírita de Umbanda Rainha Iemanjá
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