quarta-feira, 11 de junho de 2014

                ° IGREJA DE SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA
                BAIRRO PONTE – CAXIAS – MARANHÃO
           

            A Igreja de Santo Antônio de Pádua de Caxias tem 116 anos; é um dos templos fundados no século XIX, pelos padres jesuítas, que vieram para Caxias fazer catequese. É um templo que atrai o visitante por sua localização, pois se encontra no alto do Morro de Santo Antônio e de onde você pode ter uma vista do Bairro e ao mesmo tempo você pode colher belas fotos e o pôr-do-sol, no local, é imperdível!
                                   Igreja de Santo Antônio - Morro de Santo Antônio

° História:
            No ano de 1898 era  a Capela de Santo Antônio palco de grandes celebrações.
Nos primeiros anos após sua construção as missas dominicais e os festejos não eram regulares; não havia padres disponíveis, não tinha uma Paróquia e nem mesmo uma Diocese; contava-se apenas com a Freguesia de Nossa Senhora de Nazaré.
            Os primeiros celebrantes foram os padres Jesuítas, seus construtores, depois os padres Barnabistas, que chegaram a Caxias por volta de 1907 e permaneceram até 1926, depois outros padres por aqui passaram.

                                           Imagem fachada da Igreja de Santo Antônio

Em 1939 foi criada a Diocese de Caxias e a Paróquia de Nossa Senhora de Nazaré, que teve como primeiro pároco – Pe. Fernando Vasconcelos permanecendo até 1944.
            No período de 1945 a 1970, esteve na administração da Paróquia o Padre Aderson Guimarães Júnior, daí as missas passaram a ser celebradas regularmente. Esses padres, jusuítas, barnabistas, Pe. Fernando e Pe. Aderson utilizavam como meio de transporte para chegar ao local, cavalos; mesmo não tendo energia elétrica na época, os Festejos de Santo Antônio e Nossa Senhora de Lourdes, eram celebrados à luz do luar, velas e lamparinas à carbureto que resistiam a chuvas e tempestades.

Cruz que simboliza a passagem da Jornada Mundial
da Juventude em 2012

Por volta de 1948, por iniciativa da família Pedra, foi construída a Escadaria de entrada da Igreja;  possui 55 degraus e chama atenção das pessoas que visitam o local; houve um mutirão de moradores do bairro Ponte para sua construção. Depois com o passar do tempo, a capelinha foi transformada em Igreja.

                                            Vista ao entardecer da Igreja e do Cruzeiro

A Paróquia passou pela administração de Pe. Bruno (1970 a 1985); depois Pe. Ezio Saviolo dando continuidade aos trabalhos, ampliando e criando grupos de pastorais.

Imagem de Santo Antônio
Os moradores e visitantes foram ficando tão encantados com a Igrejinha, que foi crescendo e ampliando e ainda continua sempre pequena para acolher a todos que ali encontram paz, alegria e esperança em Santo Antônio.

                                                                      Altar - Mor
O grande desejo dos moradores do bairro do Ponte e de toda comunidade caxiense, é que a Igreja se transforme em um Santuário.

                                           Nave principal da Igreja

° Trezena de Santo Antônio
            O Festejo de Santo Antônio de Pádua começa no dia 01 a 13 de Junho, com uma alvorada festiva e a cada dia é trabalhado uma temática diferente; a Igreja sempre está em estado permanente de Missão.

Gruta onde encontra-se Nossa Senhora de Lourdes

Na Igreja durante a Trezena há celebrações, terços, orações, novenas, missa e procissão.

                                                  Pôr-do-sol visto de dentro da Igreja

° Festejo de Santo Antônio de Pádua
            A Festa é uma mistura de fé, cultura, devoção e emoção que mobiliza toda a comunidade caxiense. Barracas com gastronomia típica da região como: Maria-isabel, churrasco de carne de sol, bolos doces e salgados (principalmente o bolo de sal e bolo de macaxeira ) atraem muitas pessoas.

Nossa Senhora da Conceição

° Crendices e Simpatias Populares
            Está entre os santos que são mais comemorados durante as festas juninas, Santo Antônio é com certeza o que mais possui devotos espalhados pelo Brasil e Portugal.
            Esse Santo, que normalmente é representado carregando o menino Jesus em seus braços, ficou realmente conhecido como “casamenteiro” e é sempre o mais invocado para auxiliar moças solteiras a encontrarem seus noivos.
                                          Lembrançinhas de Santo Antônio

                                              Lembranças de Santo Antônio
Lembranças
Em vários lugares do Brasil, há moças que chegam a realizar verdadeiras maldades com a imagem do Santo Antônio, a fim de agilizarem seus pedidos. Não são raras as jovens que colocam a imagem do santo de cabeça para baixo e dizem que só o colocam novamente na posição correta se lhes arrumar um namorado. 
                                           Camiseta em homenagem ao Festejo
                                                  de Santo Antônio de 2014

Também o separam do menino Jesus e prometem devolvê-lo depois de alcançarem o pedido. Na madrugada  do dia 13 são realizadas diversas simpatias com este intuito, mas não só o título de casamenteiro que Santo Antônio carrega; ele também é conhecido por ajudar as pessoas a encontrarem objetos perdidos.

Imagens que compõem o acervo da Igreja

Pe. Antônio Vieira, um jesuíta, definiu assim Santo Antônio em um sermão que realizou no Maranhão em 1663: “ Se vos adoece o filho, Santo Antônio; se requereis o despacho, Santo Antônio; se perdeis a menor miudez de vossa casa, Santo Antônio; e, talvez, se quereis os bens alheios, Santo Antônio”.


Na tradição brasileira, o devoto de Santo Antônio gosta de ter sua imagem pequena para poder carregá-la. Por esse e tantos outros motivos que ele é considerado o “ Santo de Milagres”.


Ainda na tradição que são realizados duas espécies de reza e festa em homenagem a Santo Antônio. “A primeira delas, chamada “os responsos”, é realizada quando o santo é invocado para achar coisas perdidas e a segunda, designada “ trezena”, é a cerimônia dedicada ao santo do dia 1 ao dia 13 de junho, com cânticos, fogos, comes e bebes e uma fogueira com formato de um quadrado.

                                             Local onde guarda-se o Santo Sacramento

Ainda há outro costume que é muito praticado pela Igreja e pelos fiéis. Todo o dia 13 de Junho, as igrejas distribuem aos pobres e afortunados os famosos pãezinhos de Santo Antônio. A tradição diz que o pãozinho dever ser guardado dentro de uma lata de mantimento, para a garantia de que não faltará comida durante todo o ano; geralmente o pãozinho é colocado na lata de arroz.

                                           Campanário da Igreja

Em algumas cidades, há Missa do Vaqueiro e Cavalgada em louvor a Santo Antônio; e em outras, fazem o Bolo de Santo Antônio, em cuja massa são misturados medalhinhas do santo – será vendido na quermesse. A tradição popular mostra que o solteiro que encontrar uma medalhinha em seu pedaço, vai ter sorte no amor.

                                            Imagem de Santo Antônio em placa luminosa
                                                    na subida do Morro de Santo Antônio

Em lojas de artigos religiosos nesse período aumenta de forma significativa a venda da imagem do santo; alguns fiéis garantem que a simpatia deu certo.

° A fama de casamenteiro
            Devido sua postura quando ainda era vivo, porque ele intercedia pelas moças que não tinham condições de pagar o dote, valor necessário na época para consolidar o matrimonio. “ Diz a história dele que, normalmente, ele jogava um saquinho com moedas pelas chaminés das casa das moças para que elas pudessem pagar o dote e se casar; também era conhecido pela forma como pregava o evangelho e de como se dedicou aos mais pobres. Ele tinha compaixão pelas pessoas mais pobres; protegia as famílias e protegia os que viajavam e também aos soldados”.

                                                Subida lateral que dar acesso à Igreja

° Vida de Santo Antônio
            É conhecido como Santo de Lisboa (Portugal), por ter nascido nessa cidade portuguesa e também como Santo de Pádua, por ter morado em Pádua na Itália.
            Fiel imitador de Cristo, humilde, carismático, foi um exímio pregador do evangelho. Amante da pobreza e dos pobres. Defendia os deserdados e explorados.

                                                               Livro de Visitação

Discípulo de São Francisco de Assis, seu pai espiritual, Antônio de família abastada, também amava a natureza e a solidão; quando não era ouvido pelas pessoas, dirigia-se aos peixes e às aves.
            Passava muitos dias em meditação e oração em lugares afastados, longe do barulho e da agitação das cidades. Enquanto rezava em um desses eremitérios, recebeu a visita do Menino Jesus. Em razão dessa aparição, Santo Antônio é representado carregando o Menino Jesus nos braços. O lírio que aparece nos braços ou nos pés, é o símbolo da pureza. A sua mensagem de amor para com Deus e a sua caridade para com os pobres continuam atuais.

Altar - Mor
Santo Antônio morreu dia 13 de junho, seus restos mortais estão na cidade de Pádua – Itália. O Museu de Arqueologia da Universidade de Pádua contratou um designer gráfico brasileiro chamado Cícero Moraes para reconstruir a fisionomia do Santo; está em exposição nesse Museu. 

                                            Barraquinhas de comidas típicas

                                            Parque infantil na parte de baixo 

Degraus que dão acesso à Igreja
Serve também para que a comunidade faça caminhada até o bosque 
ao lado da Igreja

° Oração de Santo Antônio
            Alegre, Senhor, Vossa Igreja a intercessão votiva do vosso confessor e doutor, o glorioso Santo Antônio, para que se fortaleça sempre com espirituais auxílios e mereça desfrutar os gozos eternos. Por Jesus Cristo, Senhor Nosso, Amém.

                                          Comunidade praticando esporte na Academia
                                                                         ao ar livre

                                             Imagem de Santo Antônio com Menino Jesus

Um comentário: