domingo, 17 de março de 2013

FESTAS RELIGIOSAS

ATRAÇÃO A CÉU ABERTO
PROCISSÃO DO FOGARÉU – SEMANA SANTA
É uma tradição católica realizada anualmente na cidade de Goiás Velho e em Caxias – MA, na quarta-feira Santa.






                       Além das procissões da Semana Santa, que são celebradas pelas paróquias de Caxias – São Benedito, Matriz de Nossa Senhora da Conceição e São José, Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, Nossa Senhora das Graças, uma em si chama atenção, que é a Procissão do Fogaréu – realizada desde 2004. A Procissão encena a prisão de Jesus Cristo e tem início às 22: 15 h da quarta-feira Santa. Os penitentes vestidos em indumentária especial  representando soldados romanos.



Adro da Igreja da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios - Igreja datada do séc XIX - Fachada original



Relógio da Igreja da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios - 1862



Interior da Igreja




                               A Procissão do Fogaréu foi introduzida em Goiás pelo padre espanhol Perestelo de Vasconcelos, em meados do século XVIII. A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da Semana Santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado pelos penitentes, que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.
                         A Procissão do Fogaréu é uma experiência imperdível, pois a cada ano que passa, parece que a Procissão encanta ainda mais; é um espetáculo impactante e a população pode participar acompanhando os farricocos levando tochas de fogo menores. Este ano a Procissão do Fogaréu promete um espetáculo mais dinâmico, com atores profissionais.
Procissão do fogaréu - Imagem dos farricocos



Farricocos na procissão do fogaréu




Farricocos em frente à Igreja da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios



                           As luzes do centro histórico da cidade se apagam para dar passagem à procissão, onde os atores da Organização Caxiense de Artes e Tradições – OCAT - mostram os momentos finais de Cristo antes de ser preso; muito interessante e muito bonito de se ver; considerada a 2ª procissão do Brasil; maior espetáculo a céu aberto do Maranhão. É realizada no Adro da Igreja da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios  e na Paróquia de Nossa Senhora das Graças, na capela  de Nossa Senhora da Assunção - Nova Caxias.

                          A Procissão atrai um grande número de pessoas e já faz parte do calendário de eventos da Cidade; os fiéis que acompanham a procissão podem levar ou comprar lanternas feitas de material reciclado, onde passam também a iluminar o percurso; que diga-se de passagem é bem grande; só quem tem muito pique pode acompanhá-lo.
Cenas da procissão do fogaréu



Apresentaçao de Jesus no templo (Adro da Catedral de Nossa Senhora dos Remédios)




Uma legião de 40 participantes do elenco vão encapuzados com lanternas na mão; os atores se vestem com figurino de época; os cenários são bonitos e parecidos com os de Jerusalém;  o público participa ativamente de todos os atos.

A procissão se divide em alguns atos e paradas, que são:

20:00 h - Apresentação de Jesus no Templo

20:15 h - Batismo de Jesus

20:30 h - A Tentação de Jesus no deserto

20h :45 - Entrada triunfal em Jerusalém

21h:10 - A Última Ceia

21h :20 -  A agonia de Jesus no Horto das Oliveiras

21h :50 -  Sermão de D. Vilson Basso – Bispo local

22h:10 -  A venda de Jesus por Judas

 22h:15 –Saída da Procissão  da Catedral N. Senhora dos Remédios

 22h:45 – Procura de Jesus no local da Última Ceia ( mesa dispersa, farelos de pães,

restos de vinho ( Igreja do Rosário).

 23h:00 – Sermão da Prisão do Senhor –( Monsenhor Mendes ) - toque do clarim – Apresentação do Estandarte – No Santuário de Nossa Senhora  do Sorriso. ( Rua Aarão Reis na subida do Morro do Pé-da-Ladeira) .

Às 00h:00 – Recolhimento da Procissão – Beijo dos fiéis ao Estandarte do Cristo, toque do clarim e a Benção Final – Capela  de Nossa Senhora da Assunção, Paróquia de Nossa Senhora das Graças - Cohab.

Batismo de Jesus - Imagem (Adro da Catedral de N.S. dos Remédios)




Farricocos a procura de Jesus (Adro da Catedral de N.S. dos Remédios)




Procissão pelas ruas do centro histórico - Farricocos saem a caça de Jesus




Agonia e ressureição de Cristo - Cenas da peça



Imagem da procissão pelas ruas do centro historico de Cx



Atores em cena - Imagem da Última Ceia




Imagem de Jesus no templo   


Percurso:

                         Igreja Catedral de Nossa Senhora dos Remédios, Rua 1º de Agosto, Praça da Matriz, Rua Aarão Reis, Praça Gonçalves Dias, Av. Otávio Passos (Rua da Caixa Econômica), Av. Independência, Rua Senador Costa Rodrigues, Largo da Igreja do Rosário, Rua São Benedito, Rua Teófilo Dias, Pé da Ladeira, Santuário de Nossa Senhora do Sorriso ( subida do Morro), Av. Jerusalém e Largo da capela de Nossa Senhora da Assunção - Nova Caxias .

                        Muitas pessoas não fazem ou não têm resistência de fazer todo o percurso a pé, por isso vão de carro até os cenários que estão montados nas paradas obrigatórias da Procissão.
Rua 1º de agosto - É a 1ª rua por onde a procissao passa





Palácio episcopal - Residência oficial do bispo da cidade (Dom Vilson Basso) - Prédio em estilo colonial com fachada original

Nenhum comentário:

Postar um comentário