domingo, 3 de março de 2013


FESTAS RELIGIOSAS
Um dos atrativos de Caxias são as festas religiosas, que movimentam a cidade; fiéis católicos,  locais e  visitantes, que gostam do turismo religioso.



FESTEJO DE SÃO SEBASTIÃO

                     De 10 a 20 de Janeiro. O festejo inicia com a derrubada de um mastro, que é retirado da Reserva do Inhamum e carregado pelos fiéis pelas principais ruas da cidade, onde depois é erguido em frente à Igrejinha de São Sebastião.
                                                     SÃO SEBASTIÃO


                     
                      São Sebastião, originário de Narbonne e cidadão de Milão ( Itália), foi mártir e Santo cristão, morto durante a perseguição levada a cabo pelo imperador romano Diocleciano. Por sua conduta branda com os cristãos, ele foi considerado um traidor, tendo ordenado sua execução por meio de flechas; foi dado como morto e atirado no rio, porém, Sebastião não tinha falecido, foi resgatado e socorrido; apresentou-se novamente a Diocleciano e foi espancado até a morte.
Fiéis conduzem o mastro pelas ruas da cidade
Passagem do Mastro pelas principais ruas da cidade (Esta é a Rua Manoel Gonçalves)


                       Devoção, fé e muita emoção nas homenagens a São Sebastião. Alvorada festiva, queima de fogos, leilão, etc. Os fiéis são acordados às 5:00 h da manhã com fogos de artifício e música, em seguida eles seguem para a Reserva do Inhamum para a retirada do mastro, que mede em torno de 20 a 25 m; retiram suas cascas (segundo os fiéis servem para fazer chás e curar algumas doenças), enfeitam de flores e com a bandeira de São Sebastião.


                         Em seguida, seguem carregando o mastro, cantando, rezando, pedindo e agradecendo as graças alcançadas; tudo mundo quer tocar no mastro (alguns chamam de “ pau de São Sebastião”). Esse evento já se tornou folclórico e é esperado com muita ansiedade pela comunidade e pelos visitantes.


 Fachada da igrejinha de São Sebastião (Centro da cidade)




Cruzeiro localizado ao lado da igreja - Onde os devotos acendem suas velas





Levantamento do mastro de São Sebastião feito pelo corpo de bombeiros de Cx




O corpo de bombeiros esfriando a galera por causa do calor que fazia naquele dia!




Mastro de São Sebastião com a bandeira da imagem do santo atualmente por segurança ninguém sobe no mastro para pegar prendas que ficam presas



                    São Sebastião na Umbanda é o orixá Oxossi – é o grande Orixá das florestas e das relações entre o reino animal e vegetal, grande caçador, é representado nas florestas caçando com seu arco e flecha.
Imagem de São Sebastião



                        São Sebastião é o protetor da Humanidade contra fome, a peste e a guerra. A procissão ocorre no dia 20 de Janeiro. O Festejo de São Sebastião em Caxias acontece desde 1945, quando a Igrejinha foi entregue à comunidade; a família de D. Lacy Assunção organiza o Festejo até hoje.

Nenhum comentário:

Postar um comentário